Algumas destas propriedades do alho são reconhecidos pela medicina moderna e usados com resultados satisfatórios. O valor terapêutico do alho sempre foi reconhecido na medicina popular, mas somente há 30 anos as suas aplicações médicas começaram a ser reavaliadas, comprovadas e aceitas. Por isso é, ainda, muito cedo para afirmar as diferentes funções do alho, mas há provas sugerindo benefícios no controle do nível de colesterol do sangue e da hipertensão, no combate à infecções e parceiro de uma boa digestão, circulação e respiração.
É lógico que a evidência clínica do valor efetivo do alho, tanto na prevenção quanto no tratamento de inúmeras afecções não se justifica apenas pelo seu conteúdo de minerais e vitaminas. Várias pesquisas têm atribuído seus efeitos terapêuticos pela presença de algumas substâncias .
As mais importantes delas, quando o assunto é coração, são:
As mais importantes delas, quando o assunto é coração, são:
- Òxido dialildissulfeto, com capacidade de reduzir os níveis de lipídeos e do colesterol do sangue.
- Germânio: elemento condutor de oxigênio com ação revigorante e rejuvenescedora, graças à sua capacidade de conduzir oxigênio, agente hipotensores que ajudam a controlar a pressão arterial sem provocar efeitos secundários.
- Selênio, um mineral protetor do coração, pois ajuda a prevenir a formação de ateromas, de coágulos e ainda normaliza a pressão arterial.
Para completar o alho ainda tem alicina, a alina, ambas com efeitos antibactericida e antinflamatório.
Azeite de oliva espanhol com alho
Se o azeite de oliva sozinho já tem uma infinidade de benefícios para o coração, imagine aliado com o alho. Sem falar no sabor, nada melhor que a mistura destes dois alimentos.
Quer uma dica?
Prepare um refogado de azeite de oliva com alho e use para temperar as suas preparações. Você ganha no sabor e na saúde.
FONTE: www.azeite.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário