“PERMANECEI EM MIM...”
Jo 15:4
Jesus em seu ministério além de operar milagres e de manifestar seu poder sobre a multidão que sempre o seguia, gastou tempo com seus discípulos ensinando-os várias coisas, entre elas a importância da permanência, da perseverança para todo aquele que resolvesse segui-lo.
Permanecer significa – continuar a ser ou ficar, conservar-se, persistir, perseverar.
Jesus queria ensiná-los a importância da permanência, pois sabia que o que eles encontrariam pela frente não seria nada fácil, os problemas viriam, eles precisavam estar muito bem instruídos para resistirem à pressão, à dificuldade, às afrontas, às perseguições...
Mt 10:22 – “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”
Mt 24:13 – “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”
Lc 6:26a – “Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós.”
Jo 15:19 – “Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.”
Jo 16:1-20
V 2 – “Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.”
V 20 – “Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.”
O permanecer estava associado diretamente às perseguições que encontrariam no decorrer de suas vidas em seus ministérios.
Eles estavam sendo preparados por Jesus para serem injustiçados, odiados, caluniados, apedrejados, presos e até mortos; e foi o que aconteceu no início da igreja primitiva, muitos morreram para que a “semente do evangelho” multiplicasse a palavra de Deus nas gerações seguintes e a mensagem da cruz chegasse até nós hoje.
O permanecer também estava associado ao recebimento de uma promessa.
Lc 24:49 – “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”
Permancer é o segredo...
Ou seja, eles obedecem, permanecem e recebem a promessa.
At 2:1,2 – “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.”
Receberam a promessa porque permaneceram.
Jo 8:31 – “Jesus dizia, pois, aos judeus que crian nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.”
Portanto, se queremos ver os planos de Deus se cumprirem na nossa vida precisamos permanecer em seus mandamentos e nunca nos afastarmos de seus ensinamentos.
Os planos de Deus sempre se cumprem.
Para que isso aconteça precisamos crer, esperar e permanecer nEle.
II Sm 22:31 – “O caminho de Deus é perfeito, a palavra do Senhor é provada. Ele é escudo para todos os que nele confiam”.
Crer – Que Ele não é homem para mentir, e que Ele é poderoso para fazer infinitamente além daquilo que pedimos ou pensamos.
Esperar – O tempo dele e não o nosso, compreendermos que Ele sabe quando estamos prontos para receber o que Ele tem a nos entregar.
Permanecer – Compreendermos que nada ou ninguém pode conseguir nos tirar do foco de seguirmos a Jesus e sua palavra. Nada pode nos afastar de Deus.
Quando aprendemos a permanecer, não desanimamos.
Porque o permanecer é tão importante?
Permanecer em Jesus produz transformações em nós, traz maturidade.
Você é tratado.
Você se submete ao agir de Deus.
Você aprende a confiar e a esperar.
Os discípulos foram preparados para momentos extremos.
Hoje, é impressionante vermos a quantidade de pessoas que passam pelas igrejas.
Infelizmente o que mais vemos são pessoas parando no meio do processo, desistindo, talvez por não terem ainda compreendido esse ensinamento.
São pessoas que pensaram que tudo seria diferente de uma hora para outra...como que se Deus fosse um ser que fizesse tudo o que pedimos e melhor, quando queremos.
Estes são os que não permancem, desistem, param ou até mesmo recuam, por não conseguirem suportar a pressão contrária.
Em nossos dias não vemos cristãos sendo presos, apedrejados e muito menos mortos, o máximo que vemos acontecer é uma caluniazinha aqui e ali o que para alguns, já é o bastante para parar.
O permanecer se faz necessário, porque é quando permancemos que vemos as promessas de Deus se cumprirem...
Quando permanecemos confiando no agir de Deus, suas promessas se cumprem em nossas vidas.
Precisamos lembrar que Deus opera de uma maneira diferente à nossa; Ele é Deus, Ele é soberano e poderoso o suficiente para cuidar de todo aquele que nele confia.
Permanecer em Jesus traz toda provisão.
Permancer em Jesus traz respostas às nossas orações.
Jo 15:7 – “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”
Permancer produz frutos.
Jo 15:8 – “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”
Permanecer gera alegria completa.
Jo 15:11 – “Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completo.”
Portanto, para respostas às suas orações, para toda sorte de provisão vir sobre sua vida, para que você consiga produzir, e para que você seja completamente feliz, permaneça em Cristo Jesus.
Deus te abençoe!
Pr Junior